Início

Cantina Bella Itália

Currículo do Chefe

Na Mídia

Minhas Receitas

Programa Papo com Sabores


Contato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chefe LinoHistórias e Receitas dos Sabores de Bragança

Neste livro encontram-se algumas das histórias que aconteceram durante os três primeiros anos apresentando o Programa Sabores de Bragança, além das receitas que mais se distacaram.

Neste período, percorri a região bragantina mostrando cada particularidade de nossos costumes, de nossa história e das pessoas que fazem parte dela, acumulando uma boa quantidade de receitas que dividirei aqui com vocês neste livro.

São receitas mostradas nos mais de 150 programas que exibimos semanalmente pela TV Altiora de Bragança Paulista. Muitas delas nos foram passadas pelos próprios chefes de cozinha e proprietários dos restaurantes que compõem o Núcleo Sabores de Bragança; outras conseguimos com pessoas de nossa comunidade que tiveram o prazer de dividir conosco receitas que foram guardadas de geração em geração. Algumas são ousadas experiências gastronômicas enquanto outras são verdadeiros resgates das mais tradicionais receitas de nossa região.

Se para alguns o ato de fazer o almoço é um motivo de sacrifício e desespero, para outros cozinhar é uma verdadeira experiência espiritual. Na verdade, podemos traduzir nosso estado emocional pela escolha de nossas receitas e pelo modo como as preparamos. Talvez seja este o motivo pelo qual a grande maioria das pessoas acha incomparável a comida da própria mãe, pois nada é melhor do que uma comida caprichada feita por quem você mais gosta.

Quando me perguntam qual foi o melhor prato que já experimentei, digo sempre que o prazer de comer vai além da receita escolhida e da qualidade dos ingredientes encontrados; uma refeição inesquecível passa pelos cuidados na preparação, pelos detalhes na decoração da mesa, do local em que nos encontramos, das sensações que percebemos e até mesmo da música que nos dá o clima. Comer bem é principalmente o prazer de dividir nosso tempo com pessoas que gostamos, pois só assim uma simples refeição pode transformar-se em um momento inesquecível.

Espero que você ache aqui a sua receita e que perceba neste livro um incentivo para colocar a sua criatividade a serviço do paladar.

Lino