Início

Cantina Bella Itália

Currículo do Chefe

Na Mídia

Minhas Receitas

Programa Papo com Sabores


Contato

Meu Livro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chef LinoPaschoal Iuliani (Chefe Lino)

Chefe Paulistano, ingressou no mundo da gastronomia em 1981, quando junto a família, assumiu o "Ristoranti La Barca" na Cidade de Fano na Itália. Restaurante especializado em frutos do mar.

Fequentou a Escola Alberghiera Santa Marta em Pesaro, onde tornou-se um apaixonado por tudo aquilo que envolve a cultura culinária italiana.

Trabalhando durante o dia em seu restaurante e a noite como pizzaiolo no "Ristorante e Pizzeria Gambero Rosso" até 1987, conseguiu realizar o sonho de voltar para o Brasil e montar seu próprio restaurante italiano.

Há mais de 30 anos é o proprietário da Cantina Bella Itália em Bragança Paulista, casa que segue os costumes e tradições trazidos principalmente da região molisana, de onde seu pai era originário.

É presidente da Associação de Bares e Restaurantes Sabores de Bragança desde 2006.

Foi Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bragança Paulista de 2010 a 2015.

Desde 2006 é apresentador do programa televisivo semanal (Papo com Sabores) com foco nos alimentos, cultura culinária e gastronomia, veiculados na TV Altiora, TV Mantiqueira e SWTV.

Foi colunista de gastronomia por dois anos no mais importante jornal de Bragança Paulista.

É um dos principais responsáveis pelo resgate do nome da autêntica linguiça de Bragança.

Promoveu de 2009 a 2015, um Concurso Regional para premiar os melhores pratos feitos com a boa linguiça de Bragança Paulista.

Em 2011, realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turísmo, a Iª Festa da Linguiça em Bragança Paulista, com reedições em 2012, 2013, 2014 e 2015.

Em 2010 lançou o livro - Histórias e Receitas dos Sabores de Bragança, abordando suas experiências nos mais de 30 anos dedicados a arte de cozinhar.

Ministrou cursos para formação de garçons e auxiliares de cozinha, junto a Universidade São Francisco em 2010, 2011 e 2012.

Em dezembro de 2012, seu restaurante, Cantina Bella Itália, recebeu o título da "Ospitalità Italiana", conferido pela Camara do Comércio Italiano, aos legítimos representantes da culinária italiana pelo mundo. Revalidado em 2013, 2014, 2015 e 2016.

Em 2013, recebeu da F.I.C. Brasile o título de Master Chefe da Cucina Italiana, quando foi convidado a fazer parte de sua diretoria nacional.

Em maio de 2013, participou, como palestrante, no IIº Festival Latino Americano de Gastronomia na cidade de Trujillo no Peru.

Em junho de 2013, recebeu na Itália o título de Representante da Gastronomia Molisana.

Em novembro de 2013, foi palestrante no Congresso Mundial de Gastronomia na cidade de Callao - Peru.

Em setembro de 2014, organizou e promoveu o 1º Festival Internacional de Gastronomia em Bragança Paulista, com a presença de chefes vindos de todos os países da América do Sul.

Nos últimos 10 anos vem ministrando cursos para formação de garçons, auxiliares de cozinha e palestras para universitarios e empresarios do ramo.

Em junho de 2014, foi palestrante no Mundo Chef na cidade de Tacna - Peru.

Desde então, tem orientado palestras e cursos em diversas universidades pelo Brasil.